Cultura um conceito antropológico – Roque de Barros Laia

” Cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou.”

” O Homem é o resultado do meio cultiral em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquirida pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e invenções.”

“Se tivesse nascido no Congo ao invés da Saxônia, não poderia Bach ter composto nem mesmo um fragmento de coral ou sonata, se bem que possamos confiar igualmente em que ele teria eclipsado os seus compatriotas em alguma espécie de música.”

” Os homens ao contrário das formigas, têm a capacidade de questionar seus próprios hábitos e modificá-los.”
” O sábio nunca dialoga com a natureza pura, senão com um determinado estado de relação entre natureza e cultura, definida por um período na história em que vive, a civilização que é a sua e os meios materiais de que dispõe.”

” A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.”

” É comum assim a crença do povo eleito, predestinado por seres sobrenaturais para ser superior aos demais. Tais crenças contêm o germe do racismo, da intolerância, e, frequentemente, são utilizadas para justificar a violência praticada contra os outros.”

“Em outras palavras, não basta a natureza criar indivíduos altamente inteligentes, isto ela o faz com frequência, mas é necessário que coloque ao alcance dos indivíduos o material que lhes permita exercer a sua criatividade de uma maneira revolucionária. Santos Dumont(1873-1932) não teria sido o inventor do avião se não tivesse abandonado a sua pachorrente Palmira, no final do século XIX, e se transferido em 1892 para Paris. Ali teve acesso a todo o conhecimento acumulado pela civilização ocidental. Em Palmira, o seu cérebro privilegiado poderia talvez realizar outras invenções, como por exemplo um eixo mais aperfeiçoado para carros de bois, mas jamais teria tido a oportunidade de proporcionar a humanidade a capacidade da locomoção aérea.”

Segundo Krober uma ampliação do conceito de cultura:

A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações.

O homem age de acordo com seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou.

A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica seu equipamento superorgâncio.

Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes genéticamente determinadas.

A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula ação criativa do indivíduo.

Os gênios são indivíduos altamente inteligentes que têm a oportunidade de utilizar o conhecimento existente ao seu dispor, construído pelos participantes vivos e mortos de seu sistema cultural, e criar um novo objeto ou uma nova técnica. Nesta classificação podem ser incluídos os indivíduos que fizeram as primeiras invenções, tais como o primeiro homem que produziu o fogo através do atrito da madeira seca; ou o primeiro homem que fabricou a primeira máquina capaz de ampliar a força muscular, o arco e flecha etc. São eles gênios da mesma grandeza de Santos Dumont e Einstein. Sem as suas primeiras invenções ou descobertas, hoje consideradas modestas, não teriam ocorrido as demais. E pior do que isto, talvez nem mesmo a espécie humana teria chegado ao que é hoje.

” Assim sendo, a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral.”

“Cada um de nós sabe o que fazer em determinadas situações, mas nem todos sabem prever o que fariam nessas situações. Estudar a cultura é portanto estudar um código de símbolos partilhados pelos membros dessa cultura.”

” O estudo da cultura nunca terminará, pois uma compreensão exata do conceito de cultura significa a compreensão da própria natureza humana, tema perene de incansável reflexão.”

25 Responses to Cultura um conceito antropológico – Roque de Barros Laia

  1. MARCIO disse:

    Muito bom o resumo obrigado estava precisando!

  2. Francisco disse:

    Objetivo e interessante. Mesmo reduzido, este trabalho contém a essência do pensamento do autor.

  3. viviane disse:

    Gostei muito desse resumo. Só fiquei triste pois não conseuir salva – lo. Se der por favor mande para o meu e-mail. Muito obridado!!!!!!!!!!

  4. Maaaaluuco disse:

    ah , ODIEI .
    ODEIO LER , ODEIO ESSE LIVRO .
    COISA MAIS CHATA QUE JA VI , SÓ TEM PALAVRAS DIFICEIS .
    NÃO CONCORDO COOOM NADA .
    SÓ LI PQ FUI OBRIGADO .

    VAMOS ACABAR LOGO COM ISSO .
    LEER É UM SACO !!

  5. Natany disse:

    Oi adorei o livro,to precisando ler muito ele com mais calma,poderia me mandar por e-mail ? obrigada . beijos

  6. lourdes mariana disse:

    eu adoreit e interesante pois tenho que ler esse livro para a facul achei sensacional

  7. Josi Vice disse:

    esse maaaaluuco eh msm maluco
    mané
    estúpido e idiota
    como alguém pode falar assim da leitura
    Gostei do livro e do resumo
    obrigado

  8. Cris disse:

    Preciso tirar uma boa nota no trabalho.

  9. Carlos disse:

    Mto louco mesmo esse tal de maaaaluuco! Ele achou difícil porque é quase um analfabeto.

    auhauhauhauhuahuahua

    Um excelente resumo do livro, com um texto fácil de se entender.

    Parabéns!

  10. Ariel Castro disse:

    Parabenizar pela iniciativa da criação e publicação do texto, que de uma forma brilhante me ajudou na pesquisa.

  11. Edmar disse:

    Muito bom o resumo do livro. Contém a essência do autor.

  12. bianca disse:

    adoramos seu resumo foi muito util no nosso trabalho

    vlw!

  13. Ana Claudia disse:

    Adorei, era exatamente o que eu estava procurando…..

  14. ARIANE disse:

    Adorei as citações, me ajudaram muito! Que bom que temos estudiosos de plantão, somos poucos mas estamos tentando nos aperfeiçoar, cada vez mais! Muito obrigado!!!

  15. alyne disse:

    muito bom mesmo , muita coisa boa e interresante , eu fiquei lendo tudo e varias vezes!

  16. abel neto disse:

    adorei esse texto muito bom! esse cometario desse maluco é a coisa mais estupida que ja vi,se não tem o q falar é melhor ficar calodo..

  17. Esse maluco é uma merda msm ele qii si ferre ! ii esse livro é tudo de boom Vllw

  18. Manoel O Cabral disse:

    Muito bom esse resumo, sou calouro de Ciencias Sociais e, preciso está familiarizado com estes assuntos.
    Quero saber como baixar livros e resumos da minha graduação.
    Obrigado

  19. Angela Fortes disse:

    Amei o resumo …..detestei o livro …
    obrigada mesmo!!!

  20. abel crisanto disse:

    nota 10, isso é k se chama conhecimento…
    Ha muito por reflectir a anlisar com relaçao a diversidade cultural

  21. Aurelio Gens disse:

    penso que foi um resume muito bem feito, claro e preciso, esta de parabens quem o fez,.. quanto ao malucu… epah o nome ja diz tudo… maluco

  22. letícia disse:

    do livro não gostei muito , mas não é um assunto pelo qual eu sinta interesse. entretanto o resumo ate me deu uma pontada de esperança!

  23. Grasiela Angeli disse:

    Muito bom o resumo,para mim foi uma ampliação de conhecimentos,pois sem cultura não conseguiremos nos comportar nem nos realizar de uma forma mais avançada..obrigada!

  24. Cintia Luciene Lemos Maia disse:

    otimo! Adorei o livro pois é muito enriquecedor!

  25. celina Fernando disse:

    adorei o resumo vai me ajudar

Deixe um comentário